Quem me acompanha sabe que na semana passada estive pela Serra da Estrela. Como fomos de carro, aproveitámos para conhecer algumas das magníficas aldeias em redor, sendo Sortelha uma delas. Fica no distrito da Guarda, a cerca de meia hora de carro da Covilhã, e é uma das mais bem conservadas Aldeias Históricas de Portugal. Dado que mantém a fisionomia medieval praticamente intacta, conhecer esta aldeia foi uma autêntica viagem no tempo.
  A beleza desta pequena aldeia prende-se essencialmente com o facto de ter sido completamente construída em granito. Além disso, está delimitada a toda à volta por imponentes muralhas, situando-se num ponto bastante alto (cerca de 760 metros de altitude), o que no passado lhe proporcionou um excelente controlo da paisagem – e, actualmente, vistas maravilhosas.

A probabilidade de existirem mais gatos do que pessoas a viver em Sortelha é bastante alta (algo que aliás é comum neste tipo de sítios). Como a visitámos num Domingo, dia de eleições, não se via vivalma nas ruas. Tínhamos a aldeia quase só para nós. Adoro explorar este tipo de sítios precisamente pelo facto de me transportarem no tempo. Saber que há centenas de anos atrás houveram pessoas com outros hábitos, outras preocupações, ambições e sonhos a cruzar a mesma rua que nós é das sensações mais entusiasmantes que a visita a um local com história pode proporcionar.

Do ponto mais alto do Castelo, junto à torre de menagem (estrutura central dos castelos medievais), temos uma ampla vista de Sul, que se compõem por um imenso vale de matas de castanheiros. Já do lado Norte a paisagem é totalmente distinta, visto que o terreno é mais plano mas bastante acidentado, consequência das monstruosas formações rochosas que o vão pontuando – sendo a mais conhecida a cabeça da velha, que não consegui fotografar.

  A única coisa a fazer por Sortelha é simplesmente passear, e foi o que fizemos. As ruas são bastante irregulares e o traçado muito desorganizado, mas sendo uma aldeia tão pequena é fácil encontrar pontos de referência. Pelas ruas, fomos encontrando várias placas que chamavam a atenção para determinadas casas e características da aldeia, que completam a visita com a necessária dose de história.
 

Digam-me: não é lindíssima?

  Já conhecem Sortelha ou alguma das aldeias históricas de Portugal? Alguma que tenham gostado mais?