Ao planear a minha viagem a
Amesterdão soube desde o início que reservaria uns dias para conhecer as suas redondezas. A zona imediatamente a norte da capital encanta pelas suas terras planas, campos verdejantes e horizontes longos, onde facilmente vislumbramos a povoação seguinte. Waterland é um município dos Países Baixos que, a poucos quilómetros de Amesterdão, nos faz imergir num
mundo novo que só reconhecemos nos quadros e fotografias, onde a palavra
belo ganha outro significado.
A região de Waterland organiza-se em pequenas povoações pouco distanciadas entre si, todas junto ao Markermeer, o lago central dos Países Baixos. Qualquer uma das pequenas cidades são de uma beleza e espírito bucólico inegável, resultando num passeio de um dia bem agradável.
As principais povoações da região são Edam, Volendam, Marken, Monnickendam e Purmerend, das quais tive a oportunidade de conhecer as três primeiras. Entre as casas tradicionais com as suas fachadas coloridas, os jardins cuidados e os canais longos e ruas calmas, ergue-se uma paisagem completamente pitoresca, de charme inigualável.
(+) Mais posts sobre a Holanda
1. Edam
Edam foi certamente a minha favorita das três. Famosa pelo seu queijo bola, vendido em todos os recantos do mundo, em tempos teve uma forte ligação ao mar – fosse através da pesca ou da construção naval. Hoje em dia encontramos casas cujo estado de conservação nos fazem recuar até à vida da cidade no século XVII, que se entrelaçam com ruas calmas e pontes levadiças de madeira, único meio de atravessar os canais a pé. Rodeada por campos verdes pontuados por vacas a pastar, esta pacífica cidade fez-me desejar ficar por lá o resto da vida.
Visitei-a em Setembro mas, se tiverem a oportunidade de ir em Julho ou Agosto, aproveitem para conhecer o famoso
Mercado de Queijo – o
Kaasmarkt. Este mercado, não sendo o mais conhecido da Holanda, é o que se encontra mais próximo de Amesterdão, sendo fácil incluí-lo num
roteiro de poucos dias na capital. Como nunca o visitei pouco vos saberei dizer, mas
este artigo do Conexão Amsterdam dá-vos uma boa perspectiva do que vão encontrar.
2. Volendam
Volendam, cidade de pescadores, foi a segunda paragem do dia. Mais turística, com mais gente e recheada de lojas de souvenirs, pouco tem para mostrar além da sua beira-mar. Mas novamente encontrámos as típicas casas do século XVII, pintadas de um verde forte, com os seus jardins sumptuosos.
O truque para deixar a confusão é caminhar para o interior de Volendam, em direcção à igreja. É nesse momento que se revelam as ruas calmas (ainda que com mais comércio que Edam) e a paisagem típica. Os canais e os jardins, porém, são mais raros – mas nem por isso a sua beleza é menor.






3. Marken
A Marken chega-se de barco, já que era uma antiga ilha – agora unida a terra por um istmo artificial. Antiga cidade de pescadores e famoso porto, com uma forte influência da Igreja Protestante, é mais conhecida pelo facto de se encontrar facilmente alguém vestido com os trajes tradicionais.
O facto de só poderem circular os carros dos moradores contribui para que as ruas sejam calmas, quase desertas – e os carros, raros. Passear pelo interior da cidade é essencial e, apesar de não me ter aventurado (pelo simples facto de desconhecer a sua existência), podem fazer um passeio mais longo até ao seu farol, Paard van Marken. Para quem não teve a oportunidade de conhecer uma fábrica de produção de tamancos, como a de Zaanse Schans, esta é a oportunidade.
Dicas úteis
– É fácil chegar de transportes públicos a qualquer uma destas cidades desde Amesterdão e, para quem está a programar uma estadia prolongada na capital, são de visita obrigatória.
– Vários
autocarros fazem o percurso – o 110, o 312, o 314 ou o 316, dependendo das cidades que querem visitar – e todos se apanham junto à estação central, no lado contrário à entrada principal. Pessoalmente optei por comprar o
Waterland Ticket que, com um valor de 10€, permitia subir e descer em qualquer uma das cidades durante 24h.
– Entre Volendam e Marken apanhei o
barco Marken Express (mas têm sempre a hipótese de fazer tudo de autocarro).
PLANEIA AQUI A TUA PRÓXIMA VIAGEM!
Vais viajar? Se fizeres as tuas reservas através dos links dos posts aqui no blog vais contribuir para o crescimento do Aonde (não) estou, sem gastares nem mais um cêntimo por isso. Faz a tua reserva pelo
BOOKING – site que utilizo há anos e te garante o melhor preço possível -, ou pelo
AIRBNB – e ganha 30€ para a tua primeira viagem.
A Holanda é mesmo um sonho. Não conhecia essas pequenas povoações de que falaste, mas fiquei muito interessada e ainda com mais vontade de visitar Amesterdão. 🙂 As tuas fotos são espantosas, parabéns!
Beijinhos
Saturn's Mermaid
Olá Ana!
Boas dicas. Não conheço Amsterdão, mas claro que adorava conhecer.
Parece ser uma cidade muito bonita e com muita coisa para oferecer.
Uma beijoca***
Visita e, se gostares, Segue : http://momentomaravilha.blogspot.pt/
Oh Ana, que fotos lindas! Quero muito visitar Amesterdão, mas sem dúvida que tenho uma curiosidade imensa por estes lugares menos visitados – isto e ver os campos de tulipas 🙂 Edam parece uma terra de sonho!
Jiji
Quando voltar aos Países Baixos (e sem dúvida que irei regressar a esse país), tenho mesmo de passar por aí. É tudo tão pitoresco, acredito que seja muito fácil pensarmos que conseguiríamos viver num sítio assim.
Já o disse e repito, quando quiser planear uma viagem vou utilizar o teu blog como guia turístico! Confesso que só conhecia aquela área mais popular de Amesterdão (primeira foto) por aparecer em inúmeras séries/filmes, mas fiquei fascinado com os restantes locais. Gostei especialmente de Volendam e Marken 🙂
Ricardo, The Ghostly Walker.
É de facto tudo tão bonito por aí. As cores são vibrantes e transmitem uma alegria enorme!
Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog | GIVEAWAY A DECORRER ❤ |
É mesmo. Eu imagino-me mesmo a viver em Edam quando for velhinha, haha!
Eu fui numa altura em que os campos de tulipas não tinham tulipas! Se os quiseres ver (que fazes muito bem porque eu também adorava) tens de ir tipo Março/Abril 🙂 E sim, Edam é maravilhosa, ias adorar e perder-te a tirar fotografias!
Da Holanda só conheço Amesterdão (e um bocadinho de Delft, porque o meu irmão esteve lá em Erasmus) e confesso que não fiquei muito fã. Mas adorava conhecer mais da Holanda (=
Amesterdão é um dos sítios que quero mais visitar! As tuas fotografias estão lindas 🙂
Muito obrigada Paula! 🙂
Agora, fiquei com imensa vontade de viajar 🙂
As fotografias estão um máximo 🙂
Penso que até mesmo as cidades mais turísticas e populadas conseguem ser igualmente pitoresca; é só preciso saber procurar estas zonas. Apesar de ter vivido nos Países Baixos durante um ano, não tive a oportunidade de visitar muitas zonas do país. Mas o positivo disto é que existem muitas semelhanças entre as cidades. De qualquer modo, estas três vilas parecem ser lindíssimas (pelas fotografias, que diga-se que estão excelentes). A arquitectura típica das regiões da Liga Hanseática é sem dúvida linda e espectacular.
Tens toda a razão, Maria! Basta explorarmos melhor e não nos limitarmos ao percurso tipicamente turístico que rapidamente encontramos zonas fantásticas. Viver nos Países Baixos deve ter sido uma experiência e tanto 🙂 Ainda que tenha passado apenas alguns dias lá, fiquei com muita vontade de passar lá uma temporada a viver, visto que me identifiquei bastante com o estilo de vida!
É essa a ideia, Jessy! 🙂
Olá Ana, tudo bem? 🙂
Adorei o post, que lugares lindos! Até fiquei com inveja de ti ahahah quem me dera viajar com bastante frequência, espero um dia poder fazê-lo mas por enquanto acho que preciso de me dedicar aos estudos para poder concretizar todos esses sonhos não é? ahahah
Já estou a seguir adorei, se puderes passa lá no meu blog também ficarei muito grata! Beijo ♥
Blog Alexandra's World
A Holanda tem realmente inúmeras cidades pitorescas e lindas. Adorei as fotos e ficar a conhecer um pouco melhor este país encantador…
checkinonline.blogspot.pt
Não conheço a Holanda e fiquei deliciada com o teu relato e com as tuas fotos!