mercado de las brujas la paz

Talvez por ser o país da América do Sul com maior percentagem de população indígena, a Bolívia revela-se rapidamente a qualquer recém-chegado como um país de cultura vincada e tradições fortes. O Mercado de las Brujas (ou Mercado de la Hechicería), em plena capital, é um reflexo disso. 

Para quem deambula pelo centro de La Paz, mesmo que o faça sem grandes planos, dificilmente não acaba a passar pelo Mercado de las Brujas, um dos locais mais icónicos da capital pela sua singularidade. Situa-se algures entre as calles Santa Cruz e Sagarnaga e aparece de forma muito discreta, entre ruas confusas, cabos eléctricos pendurados e lojas de souvenirs

mercado de las brujas la paz

No Mercado de las Brujas encontra-se tudo aquilo que os bruxos locais – conhecidos como yatiri – podem utilizar nos seus rituais: recipientes e instrumentos necessários à realização dos mesmos, amuletos, poções, ervas e outros produtos naturais como as pedras. O que mais se destaca são sem dúvida os animais, que vão desde os sapos e cobras secos, partes de animais embalsamados e os que mais confusão fazem: os fetos de lama, dispostos em fileiras pendurados pela cabeça

mercado de las brujas la paz

mercado de las brujas la paz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todo este estranho cenário poderá levar-nos a pensar que os animais fazem parte de algum ritual de “magia negra” mais esquisito, mas não: são, na verdade, utilizados em cerimónias para trazer prosperidade, protecção e felicidade. Os povos andinos têm uma relação muito forte com a natureza e os seus ancestros, pelo que muitos destes produtos são na verdade oferendas aos deuses, como a Pachamama (deusa da fertilidade).

mercado de las brujas la paz

Mas neste insólito mercado também há produtos para os que não sabem o que fazer com os vários elementos: prateleiras recheadas de feitiços e poções já prontas, “mezinhas” para todos os males e mais alguns vendidos em forma de chás, cremes ou como líquido. E ainda que seja tentador soltar um riso ao ver as imagens  e descrições estampadas nos frascos e caixas destes produtos, o bom-senso lembra-nos que para os vendedores este será, com grande probabilidade, um assunto sério.

De qualquer modo, este é um dos locais mais icónicos de La Paz e é facil perceber porquê, pelo que um passeio por este mercado, para quem se aventura pela capital boliviana, é obrigatório.

mercado de las brujas la paz

mercado de las brujas la paz

mercado de las brujas la paz

mercado de las brujas la paz

 


 
QUERES VIAJAR MAIS?
  Subscreve AQUI a newsletter do blog para receberes todos os conteúdos exclusivos, dicas e sugestões para viajares mais, gastando menos!
 
 
PLANEIA AQUI A TUA PRÓXIMA VIAGEM !
Se encontraste no Aonde (não) estou a inspiração que precisavas ou dicas que te ajudaram a marcar a próxima viagem, então ajuda-nos também a crescer – é muito simples e não vais gastar um único cêntimo! Utilizando os links de afiliados espalhados pelo site para marcares a tua próxima viagem e vais estar a apoiar o blog sem gastar mais por isso. Para ti, tudo fica igual. Para o Aonde (não) estou, é um importante apoio. Faz a tua reserva pelo BOOKING – site que utilizo há anos e te garante o melhor preço possível -, ou pelo AIRBNB – e ganha 30€ para a tua primeira viagem.